EN

programa oficial




programa da instituição convidada





programa da competição





programa oficial


‘Onde a vida acontece’ inclui filmes, debates e passeios. O Programa Oficial inclui duas estreias mundiais: Where We Grow Older [2023], o terceiro filme de uma trilogia concebida por Giovanna Borasi, Diretora do CCA, e realizada por Daniel Schwartz; e De volta à Cidade [2023], de Sara Nunes, sobre a reabilitação do histórico Mercado do Bolhão, no Porto. Estas sessões são complementadas pela exibição de A Morte de Uma Cidade [2022], de João Rosas, sobre a transformação urbana que decorre no centro de Lisboa. Os filmes são seguidos por conversas com realizadores, arquitetos e usuários de edifícios. A sessão sobre o Porto é complementada por um passeio guiado aos Albergues e Mercado do Bolhão. Nos fins-de-tarde e noites, haverá um bar pop-up e encontros ‘Drinks with Directors’, no INSTITUTO, convidando o público a conversar casualmente com os participantes. No dia de encerramento, a fundadora do festival, Sofia Mourato, e o atual diretor Paulo Moreira refletem sobre os 10 anos do AFF. O programa termina com uma festa no bar do Batalha Centro de Cinema. Haverá instalações do artista angolano Toy Boy, no INSTITUTO e nas vitrines da Tribuna do Batalha Centro de Cinema.




programa de competição


A Open Call desta edição recebeu 183 candidaturas, das quais foram selecionados 19 filmes de 16 países diferentes. Os filmes são apresentados na Casa Comum, um espaço cultural da Reitoria da Universidade do Porto. Agrupados em 7 sessões temáticas, os filmes discutem o tema da edição deste ano a partir de diferentes perspetivas: Futuros, Sinfonias, Memórias, Empatia, Materiais, Comunidades ou Olhar Feminino. Serão entregues prémios nas categorias de ‘Melhor Documentário’, ‘Melhor filme Experimental’, ‘Melhor Ficção’, ‘Consciência Social’ [com a intenção de reconhecer filmes que abordem questões de justiça social e espacial, igualdade e diversidade cultural] e ‘Prémio do Público’ [de acordo com os votos do público, convidado a votar após cada sessão]. Os filmes vencedores serão anunciados no final do dia 30 de junho, e exibidos novamente no dia seguinte, no Batalha Centro de Cinema. Antes da exibição dos filmes, os diplomas serão entregues aos realizadores premiados, numa cerimónia com a presença de membros do júri.

programa da instituição convidada


O Canadian Centre for Architecture [CCA], um museu e centro de investigação que se guia pela curiosidade sobre as formas como a arquitetura molda – e pode moldar – a vida contemporânea, apresenta, no âmbito do Programa da Instituição Convidada, uma instalação e uma série de filmes e conversas. Em diálogo com o tema deste ano, ‘Onde a vida acontece’, o programa do CCA reflete sobre a forma como as mudanças sociais, as novas pressões económicas e a crescente densidade populacional estão a afetar o modo de habitar de várias comunidades. Na pré-abertura do festival serão exibidos os filmes What It Takes to Make a Home e When We Live Alone, os dois primeiros de uma trilogia documental concebida por Giovanna Borasi, realizada por Daniel Schwartz e produzida pelo CCA. O CCA apresenta também, no INSTITUTO, a instalação que questiona ‘What role can film have as a curatorial tool?’ [aberta até 27.07], ativada pelos ‘Lunchtime Toasts’, uma série de conversas sobre filmes e outras ferramentas curatoriais, com uma série de convidados e membros do CCA. O programa inclui ainda a exibição de filmes da coleção do CCA e um debate ’Film & Publishing’, na Circo de Ideias. Giovana Borasi, diretora do CCA, estará presente em todos os eventos.