onde a vida acontece
‘Onde a vida acontece’, o tema da 10ª edição do Arquiteturas Film Festival, pensa sobre a arquitetura para lá da forma construída. É comum acreditar-se que a arquitetura pode transformar as cidades e as sociedades, mas quem tem maior peso nesses processos são as ações das pessoas que habitam e atribuem significado à arquitetura.
Na sua 10ª edição, o Arquiteturas Film Festival usa o poder da imagem em movimento como ferramenta de promoção da arquitetura. Para além da apresentação de filmes, o festival potencia conversas, passeios e instalações, que possibilitam debates mais aprofundados sobre as temáticas e as pesquisas inerentes à produção dos filmes.
A edição de 2023, é organizada pelo INSTITUTO, sob a direção do arquiteto Paulo Moreira. Fundado em 2018, o INSTITUTO é uma plataforma de discussão e disseminação de arquitetura e suas interseções com as práticas espaciais e o pensamento crítico.
Ao longo de cinco dias, entre 27 de junho e 1 de julho de 2023, o festival estará estruturado em três eixos: Programa Oficial, Programa da Instituição Convidada e Programa de Competição. Cada eixo está associado a vários locais, fomentando assim uma rede entre vários lugares da cidade: Batalha Centro de Cinema, Casa Comum, INSTITUTO, Albergues do Porto, Mercado do Bolhão e Circo de Ideias.
[organizador do festival]
O INSTITUTO é um ponto de encontro de diversas formas de expressão cultural, situado no coração do Porto. Os interesses e percursos da equipa residente fundamentam um corpo de programação que parte do campo da arquitectura para as artes visuais e espaciais, pensamento crítico e cruzamentos disciplinares. Acreditamos que a interdisciplinaridade aliada à informalidade do espaço e a vontade de abordar temas ‘quentes’ da sociedade atual potenciam a criação e a pesquisa de novos discursos contemporâneos.
Desde 2021, o INSTITUTO acolheu o desafio de organizar e reinventar o Arquiteturas Film Festival. Na sua 10ª edição, o festival usa o poder da imagem em movimento como ferramenta de divulgação e promoção da arquitetura.
[instituição convidada]
O CCA é um museu e centro de investigação internacional fundado com a convicção de que a arquitetura é um interesse público. Através da sua coleção, de exposições, programas públicos, publicações, filmes, e oportunidades de Investigação, o CCA é uma voz influente na progressão do conhecimento, promovendo o esclarecimento público, ampliando o pensamento e debate sobre arquitetura, a sua história, teoria, prática e papel na sociedade atual.
A coleção do CCA documenta a cultura e produção da arquitectura a nível mundial desde a Renascença até aos nossos dias, incluindo os arquivos de Peter Eisenman, Arthur Erickson, Cornelia Hahn Oberlander, John Hejduk, Gordon Matta-Clark, Cedric Price, Aldo Rossi, James Stirling, Pierre Jeanneret, Abalos & Herreros e Foreign Office Architects.
Fundado como um novo tipo de instituição cultural por Phyllis Lambert em 1979, o CCA é atualmente dirigido por Giovanna Borasi.