EN

→ aprender a desaprender
[tema do festival]



A arquitetura acolhe culturas e pessoas de todos os quadrantes da vida. No entanto, nem sempre considera questões prementes como a justiça social, a crise ecológica e a descolonização, em detrimento de um paradigma ocidental dominante na educação e prática da arquitetura. O Arquiteturas Film Festival 2024, que decorre de 27 a 30 de junho no Porto, procura desafiar esta hegemonia, refletindo sobre estes discursos enraizados na disciplina.

Nesta 11ª edição, convidamos o público para uma cativante viagem cinematográfica através das complexidades da produção do conhecimento arquitetónico e do seu impacto social. O programa oferece novas perspetivas sobre o papel da disciplina na formação do ambiente construído a partir de vários ângulos. Explora a forma como a arquitetura pode corajosamente reimaginar a representação convencional, questionando as práticas extractivistas e desmantelando as narrativas coloniais.





[organizador do festival]



O INSTITUTO é um ponto de encontro de diversas formas de expressão cultural, situado no coração do Porto. Os interesses e percursos da equipa residente fundamentam um corpo de programação que parte do campo da arquitectura para as artes visuais e espaciais, pensamento crítico e cruzamentos disciplinares. Acreditamos que a interdisciplinaridade aliada à informalidade do espaço e a vontade de abordar temas ‘quentes’ da sociedade atual potenciam a criação e a pesquisa de novos discursos contemporâneos.

Desde 2021, o INSTITUTO acolheu o desafio de organizar e reinventar o Arquiteturas Film Festival. Agora no Porto, o festival continua a consolidar-se como plataforma internacional para discutir e disseminar a produção arquitetónica através de filmes, exposições e debates.


[realizadores convidados]



Estamos radiantes por anunciar Bêka & Lemoine como Realizadores Convidados do Arquiteturas Film Festival 2024.  Focando o seu interesse sobretudo no modo como o ambiente construído molda e influencia a vida quotidiana, Ila Bêka e Louise Lemoine têm desenvolvido uma abordagem única e pessoal, que pode ser definida, seguindo o autor francês Georges Perec, como uma "antropologia do ordinário". Apresentados pelo The New York Times como “figuras de culto do meio arquitetónico europeu”, o trabalho de Bêka & Lemoine tem sido amplamente aclamado como “uma nova forma de crítica” (Mark) que “mudou drasticamente o modo como vemos a arquitetura” (Domus).




→locument

[curadores, programa oficial]



AFF recebe os L
OCUMENT como Curadores Convidados desta 11ª edição!  Utilizando a arquitetura e o cinema como ferramentas analíticas, críticas e subversivas, este estúdio de investigação combina o cinema com a arquitetura e a investigação urbana. Mergulhando em histórias que reflectem sobre problemas que ressoam em todo o mundo, o seu trabalho centra-se na recriação do enredo complexo escondido sob a superfície do espetro visível.




locais



equipa



→ paulo moreira
[diretor do festival]
→ dominika drotos
[assistência]
→ ila bêka & lousie lemoine
[realizadores convidados]
→ joão santos
[assistência]
→ locument / romea muryń & francisco lobo
[curadores, 
programa oficial
]
→ rossana nando
[assistência]
→ sara pinheiro
[coordenação geral]
→ liv heyden
[assistência]
→ mira samonig

[coordenação de programação]
→ inês salgueiro
[assistência]
→ barbara gocníková

[coordenação de programação]
lina bernak
[assistência]
→ nuno silva
[produção]
→ ivo tavares studio
[fotografia]
→ maria eduarda leite
[comunicação, parcerias, tradução]
joão queirós
[design gráfico]






organizador