EN

invisible territories
[locument]



instalação





programa oficial

28.06 — 17h15
[visita guida à instalação]



horário de abertura da instalação
28 e 29.06 — 13h00–20h00
→ térmita



A exposição "Territórios Invisíveis" serve como uma retrospetiva dos 9 anos de prática de LOCUMENT. Criados com uma metodologia partilhada, os filmes criam um corpo de evidências empíricas transescalares. Formado como um vocabulário que permite ao espetador desdobrar as camadas que compõem o mundo em que habitamos, ressoando como um potencial catalisador para gerar discussões e mudanças no seu próprio contexto.

Uma seleção de cinco curtas-metragens - Computational Compost, Strata Incognita, re:arctic, Undomesticated e Shophouses - peças individuais, parte de um corpo de trabalho maior, que documenta e questiona as circunstâncias que definem o nosso ambiente construído. Os filmes viajam para locais em todo o mundo onde a problemática da investigação pode ser vivida sem mediação. Em vez de formularem definições rígidas, são um convite à reflexão sobre cada tema, proporcionando ao espetador uma multiplicidade de lentes a partir das quais pode percecionar as narrativas multifacetadas que constituem a nossa realidade.


→ Computational Compost, 9’ [2023-2024]
DIRECÇÃO DO FILME: LOCUMENT [Francisco Lobo, Romea Muryń]; Marina Otero Verzier
EDIÇÃO DE FILMES: LOCUMENT [Francisco Lobo, Romea Muryń]
CINEMATOGRAFIA ADICIONAL NO CHILE: Diego Cabezas
DESIGN DE SOM: Gaspar Cohen
DIRECÇÃO DE ARQUITECTURA 3D: Claudia Paredes Intriago
MODELAGEM 3D: Claudia Paredes Intriago, Caesar Arenas, Jacinto Moros Montanes, Xabier Abel Martinez
COLABORAÇÃO com Donostia International Physics Center [DIPC]: Txomin Romero, Silvia Bonoli, Raul Angulo, Jens Stücker.
Acknowledgments: Clara Montero; Ibai Zabaleta; Ane Agirre; David Pello; Ekhiñe Etxeberria; Iñaki Eguitegui ; Eduardo Bendek; Arantzazu Luzarraga; RISE; Barcelona Supercomputing Center; Museo Chileno de Arte Precolombino; Thales Alenia

→ Strata Incognita, 16’ [2023]
Strata Incognita faz parte do projeto FOODSCAPES. Pavilhão de Espanha. Bienal de Arquitetura 2023: O Laboratório do Futuro.Comissionado pelo Governo de Espanha através da Direção-Geral da Agenda Urbana e Arquitetura do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana [MITMA], Acción Cultural Española [AC/E] e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento [AECID].
Curadoria de Eduardo Castillo-Vinuesa e Manuel Ocaña.
Gestão de projeto de Ana Ara.

DIRIGIDO POR GRANDEZA [Amaia Sánchez-Velasco, Jorge Valiente Oriol) & LOCUMENT (Francisco Lobo, Romea Muryń]
CINEASTA MICROSCÓPICO: James Weiss [Journey to the Microcosmos]
VOZES: Tere Vilas and Pablo Ibañez
DESIGN DE SOM: Pulsar Sound Studios
BANDA SONORA ORIGINAL: Alex Lázaro, André Júlio Turquesa

Fluxo de nutrientes dentro da rede micorrízica arbuscular. Vídeo cortesia da SPUN em colaboração com o Dr. Oyarte-Galvez AMOLF e VU, Amesterdão.

Pormenor dos restos de esqueleto de três indivíduos exumados na vala comum de La Penilla (Covanera, Burgos), cortesia de Juan Montero Gutierrez, Universidade de Burgos .

AGRADECIMENTOS: Abel Torrelles, de Compost Segrià, por nos ter aberto as portas da central de compostagem de Lleida, Benigno Moreno, da Radio Nacional de España, Carola e Jonas Carlsson, de Farmerrain, pelos trajes, Iván Cabrera e Víctor Ortega Ramos, do Instituto Vulcanológico de Canarias, por terem partilhado as suas gravações com drone sobre a cratera de Tajogaite, Jesús Isiegas Mainar, do Consejo Regulador de la Denominación de Origen Protegida Cariñena, por partilhar os seus conhecimentos sobre a região com a equipa, Rufina Santana, da Fundação Curbelo Santana, pelo seu apoio na procura e seleção de locais em Lanzarote e por nos ter dado autorização para filmar nas suas terras, Toby Kiers e Kelcie Walther, da SPUN, por partilharem connosco os seus conhecimentos e recursos audiovisuais do mundo micorrízico.

AGRADECIMENTOS A: Ana Ara, Charo Baguena Felipe, Reme Fernández Gómez e Amaya Serrano Baguena por nos terem aberto as portas de Cariñena, Alfonso García Díez e Denise Perpen pelo apoio logístico a partir de Barcelona, Antonio Mainar Royo e Luis Martín González por nos terem cedido as suas vinhas para filmar em Cariñena, Ciro Cabal por ter partilhado a sua investigação sobre as raízes e nos ter apresentado o conceito de necromassa, Crístofer Pérez Díaz, da La Palma Film Commission, pelo seu apoio com as autorizações de filmagem, Juan Carlos Castro-Dominguez, do Fab Lab da Universidade de Alicante, pelo seu apoio no fabrico de adereços, Michel Daniel Pérez Guillén, Agente Ambiental do Cabildo de la Palma, por nos ter guiado na zona de exceção do Vulcão Tajogaite.


→ re:arctic, 14’ [2020]
Em colaboração com o Pareid Studio e a Escola de Arquitetura Bartlett, Bartlett Prospective [BPro].

DIRECÇÃO: LOCUMENT + Pareid Studio
ACTORES DE VOZ: Mika Kaibara Portugaise, Donnie Brosh, Hadin Charbel
DESIGN DE SOM: Duarte Ferreira
PONTUAÇÃO ORIGINAL: Donnie Brosh
MÚSICA ADICIONAL DE: James Nathan Jones
CONSULTORES ESPECIALIZADOS: Kim Holmen, Mathilde Le Moullec, Maja-Stina Ekstedt, Ragnhild Utne, Andy Hodson, Nataly Marchenko, Aleksey Marchenko, Espen Helgesen, Asmund Asdal
SPECIAL THANKS: Norwegian Polar Institute, The University Centre in Svalbard [UNIS], Svalbard Satellite Station, Kongsberg Satellite Services [KSAT], Gruve 3 Mine in Svalbard, and European Incoherent Scatter Scientific Association [EISCAT], Global Seed Vault


→undomesticated, 25’ [2023]
Produzido para a Escola de verão de Cinema de Arquitetura organizada pelo MAXXI em colaboração com o Festival de Arquitetura de Copenhaga, parte da Future Architecture, co-financiada pelo Programa Europa Criativa da União Europeia.

DIRECÇÃO: LOCUMENT
PONTUAÇÃO ORIGINAL: André Júlio Turquesa
CURADO POR: Pippo Ciorra and Alessandra Spagnoli
ASSISTÊNCIA DE CURADORIA: Chiara Castiglia
CONSULTOR TÉCNICO E CIENTÍFICO: Francesca Molteni
TUTORES: Ila Bêka e Louise Lemoine, Jamina Cibic, Nina Fischer e Maroan el Sani, Olivo Barbieri e Daria Menozzi, Petra Noordkamp
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS A: Josephine Michau, Copenhagen Architecture Festiva Miguel Braceli, Will Jennings, Sonja Lakic, MIES TV


→ a catalogue of shophouses, 7’ [2020]
DIRECÇÃO: LOCZMENT
DESIGN DE SOM: Sérgio Silva


O INSTITUTO agradece à Fahr 021.3 [designers do banco da instalação].


organizador