Depois de seis edições que tiveram como pano de fundo a arquitetura moderna do Norte da cidade de Lisboa em dois emblemáticos e renovados cinemas de bairro – os antigos cinema Roma e Alvalade ambos na Avenida de Roma, é tempo de mudarmos de casa e construir novas edições na Avenida da Liberdade, que a titulo de curiosidade, no sec.XIX abriu a expansão do crescimento urbano para precisamente o Norte da cidade. A sétima edição do Arquiteturas terá lugar no cinema São Jorge com um programa que resultou de um longo processo de seleção, com mais de mil inscrições de filmes provenientes de um total de trinta e dois países. Do total foram escolhidos cinquenta e cinco filmes para competição que traduzem o mote central do festival, contar histórias sobre o ambiente urbano que nos rodeia e abrir discussões trazendo a Lisboa as obras mais inventivas do género a nivel mundial em curta e longa metragem, revelando novos autores e apoiando o regresso de cineastas que o festival tem vindo a acompanhar.

Na selecção official fazemos destaque a grandes movimentos da história da arquitetura e do design e complementamos com histórias contemporâneas que celebram a diversidade da natureza humana.

A Holanda é o pais convidado desta edição, e com uma nova geração de autores que alimentam a conexão entre cinema e arquitetura, vamos conhecer exemplos inspiradores proveniente de um país reinventado pela mão do homem.

Desejo a todos um excelente festival.

Sofia Mourato