Em celebração aos 100 anos da Bauhaus, o Arquiteturas 2019 apresenta Bauhaus Spirit (Alemanha, 2018), documentário da programação oficial sobre o pioneirismo da escola alemã na promoção de uma convergência revolucionária dos campos da arquitetura, do design e das artes com a indústria. Inventora de uma arquitetura modular, serializada, económica e baseada em princípios ergonómicos e de escala humana, o documentário tece considerações sobre a atualidade da essência da Bauhaus em tempos em que se coloca para arquitetos e urbanistas a questão fundamental sobre como construir hoje uma cidade para todos. Como poderão os problemas da informalidade habitacional de cidades periféricas ser solucionados através de um desenho urbano inspirado em princípios racionalistas (e também humanistas) herdados da Bauhaus? Como poderá este movimento icónico de design do século passado ser a base para a invenção de novos modelos urbanos?

Como se tivesse sido inspirada por métodos criativos bauhausianos, a animação Sculpt the Motion (Itália, 2017) testa as possibilidades cinéticas de um material plástico brilhante    produzir efeitos visuais semelhantes ao de uma Serpentine Dance. Ao colocar esta metamorfose contínua de formas  diante de um cenário arquitetónico, o vídeo experimenta a escultura como fluxo e não como volume estático.

Em celebração do centenário e em colaboração com o festival, o Goethe-Institut diponibiliza o dossier Bauhaus: www.goethe.de/en/kul/des/dos/bau.html

 

Sessão apresentada pelo Arquiteto Jorge Nunes

 

 

Sculpt the Motion

Devis Venturelli
Itália, 2017, 6’
Competição Experimental

Estreia Portuguesa

 

Bauhaus Spirit

Niels Bolbrinker and Thomas Tielsch
Alemanha, 2018, 95’
Documentário Programa Oficial
Estreia Portuguesa 

 

Segunda Exibição 9 Junho 19h45