Diante do cenário de instabilidade política atual, a ciência forense tem sido cada vez mais mobilizada para investigar crimes de guerra, genocídios e abusos dos direitos humanos. Para tanto, tem se valido de uma extensa gama de novas tecnologias imagéticas (satélites, drones, telemóveis e vídeos divulgados nas redes sociais) que ultrapassam as antigas técnicas analógicas; tem também procurado expertise multidisciplinar na antropologia, na geografia, na arqueologia e na geologia, ciências envolvidas em maior ou menor escala com a interpretação dos vestígios deixados pelos fatos no espaço vivido.

 

Forensic Architecture, assunto tratado no documentário Truth Detectives, significa o uso de tecnologias avançadas de captura e tratamento de imagem para reconstrução da paisagem e interpretação dos traços nela deixados. Que tipo de transformação decisiva a ação do Homem imprime ao espaço? Que marcas deixa neste? Truth Detectives mostra a intolerante destruição da herança arquitetónica religiosa do Mali e a destruição de bairros inteiros de cidades palestinas por mísseis aleatórios. Em sintonia com o Human Nature, a Truth Detectives elabora uma reflexão sobre a natureza humana capaz de perpetrar tais atos.

 

Atlas of Wonded Buildings, um dos filmes experimentais desta sessão, lança um olhar poético sobre as técnicas forenses utilizadas para interpretar os buracos de bala deixados pelos nazis nos edifícios históricos da Alemanha. O filme propõe o aguçamento de um olhar forense atento à matéria construída da cidade, uma superfície textual, legível e impregnada de memória histórica.   

A curta experimental Landscape for a Person utiliza uma tecnologia de captura de imagem similar às de investigação forense: o Google Street View. No entanto, aqui, o que está em jogo é o drama enfrentado por migrantes em situação de perigo ou de deportação. O filme confere visibilidade a fronteiras onde o drama do fluxo migratório é desconhecido e levanta uma reflexão acerca das razões económicas e sociais que levam seres humanos a lançarem-se nessas travessias desesperadas.

 

Landscape for a person

Florencia Levy
Argentina, 2016, 8’
Competição Experimental 
Estreia Portuguesa

 

 

Atlas of the Wounded Buildings

Thadeusz Tischbein
Alemanha , 2016, 12’ Competição Experimental
Estreia Portuguesa

 

Truth Detectives

Anja Reiss
Alemanha, 2017, 85’
Competição Documentários
Estreia Portuguesa