Nesta sessão apresentamos o projeto Atelier d’ Arquitetura, uma série documental que percorre edifícios, estruturas, conceitos, peças, casas ou museus que mais se destacam no território nacional. O papel do design e da arquitetura na qualidade de vida das populações. Pensar o objeto. O ser humano enquanto utilizador de espaços. Linhas, curvas e ângulos que se multiplicam em diferentes texturas.

A escolha da exibição de três documentários da série completa de 26 episódios, recai na sua aproximação às temáticas que abordamos nesta edição com o tema Human Nature. E dar a oportunidade ao público de conhecer e discutir com os autores da série a pertinência do projeto.

 

Atelier d’ Arquitetura

3 Episódios, Portugal, 75’, 2018
Autoria – Victor Neves, Carlos Lopes
Realização – Ricardo Gonçalves
Produção –  Até ao Fim do Mundo para a RTP2

 

Museu Coa

O Museu Coa representa um tributo à arte rupestre do Vale do Coa. A sua Arquitetura em sintonia com a Paisagem, Património e Natureza, formam um momento único e de alegoria à estética da forma em equilíbrio com o lugar. A fusão destes elementos são fundamentais para compreender a Arquitetura num contexto de contemplação, da função e do lugar. A Arquitetura toma um lugar de instalação na paisagem. 

 

Os Espacialistas

Os Espacialistas são um grupo de jovens arquitetos portugueses que perseguem uma visão utópica e alternativa da Arquitetura. Usando o happening, as instalações efémeras, o design gráfico, as maquetas, o vídeo e a fotografia, os Espacialistas são um caso à parte no contexto da arquitetura portuguesa contemporânea. Cenas de um laboratório onde a arquitetura se contamina com as artes contemporâneas. Os testemunhos de outros agentes criativos que se cruzam no imaginário dos Espacialistas. 

 

Arquitetura Contemporânea nos Açores

A nova Arquitetura portuguesa contemporânea em território insular dos Açores, num contexto entre novas linguagens, a paisagem, o ecossistema, a geologia e o património natural protegido. Os materiais de construção resultam da matéria prima das ilhas e são elementos fundamentais para a integração da Arquitetura no Lugar e contribuintes para a sustentabilidade do território e integração na paisagem. A Natureza é o elemento inspirador da forma arquitetónica que se concretiza na interação com o seu ecossistema.