Workshop: Capturar o Martim Moniz

A Praça Martim Moniz é uma praça no centro de Lisboa, que desempenhou um papel importante na história popular da cidade. Projetos recentes de desenvolvimento urbano direcionados à praça e ao seu entorno imediato levaram a um intenso debate sobre o seu futuro e a cidade como um todo. Neste workshop de três dias, liderado pela artista e cineasta Petra Noordkamp (membro do júri) e René Boer (curador, crítico, investigador), do coletivo holandês Failed Architecture , um pequeno número de participantes selecionados irá envolver-se e refletir sobre a complexa dinâmica urbana da área. Usando uma variedade de metodologias de investigação, os participantes irão chegar a uma compreensão clara dos desenvolvimentos sociais, económicos e políticos que levaram a praça e os seus arredores ao seu estado atual. Durante este processo de pesquisa, os participantes irão a trabalhar em pequenas equipas em múltiplas curtas-metragens, apresentando uma ampla variedade de perspetivas sobre o Martim Moniz, a sua história, o seu estado atual e o seu possível futuro.

Durante o workshop, teremos duas vozes críticas com vasto conhecimento sobre a situação local para partilhar os seus pensamentos com os alunos. A artista Fernanda Fragateiro e o sociólogo António Brito Guterres.

O workshop está aberto a estudantes e jovens profissionais nas áreas de arquitetura, urbanismo, media, cinema, ciências sociais. A participação é gratuita. Por favor, inscreva-se até 28 de Maio de 2019 enviando um e-mail para info@doyoumeanarchitecture.com.

René Boer (1986) trabalha como curador, crítico e investigador nos campos da arquitetura, urbanismo, património e arte. Faz parte do Non-fiction Collective baseado em Amsterdão, é editor-gerente da Failed Architecture e afiliado a vários movimentos sociais urbanos. O projeto de investigação “Arquitetura de Apropriação”, que desenvolveu em colaboração com o Het Nieuwe Instituut, foi exibido em exposições em Roterdão e São Paulo e será publicado em breve. Atualmente, Boer está, entre outros, envolvido na formação do novo centro de investigação do Sandberg Institute e no desenvolvimento de uma plataforma para práticas urbanas alternativas em Amesterdão e no Cairo.

 

7 de junho de 2019, das 16:00 às 19:00
8 e 9 de junho de 2019, das 11:00 às 19:00
Ponto de encontro: Café-Estúdio LARGO, Largo do Intendente 19, 1100-285 Lisboa.

Apresentação dos resultados do workshop em 9 de junho de 2019, às 21:45, no Cinema São Jorge.