Sessão Patrocinada por Roca

 

No início desta sessão serão apresentados os dois filmes vencedores do We Art Water Film Festival, uma competição internacional de curtas-metragens organizada pela We Are Water Foundation.

A ciência tem alertado para a iminência de uma crise hídrica mundial. Hoje, 1 bilião de pessoas não têm acesso adequado a este recurso considerado um direito fundamental. O World Resources Institute estima que 2040 será o ano em que a escassez de água atingirá 3,5 biliões de pessoas no mundo; ao passo que, para 2050, prevê um aumento de 30% na demanda mundial de água. Todo este cenário, agravado pela degradação do meio ambiente, deve-se principalmente à gestão negligente da água por parte dos governos.

Em algumas partes do planeta a crise já chegou. Em Scenes from a Dry City, a população da Cidade do Cabo, na África do Sul, teme a chegada do Day zero quando as torneiras já não terão água. Enquanto nos bairros mais abastados da cidade, a água chega em abundância, a população mais pobre da cidade enfrenta longas jornadas de abastecimento, sendo impedida pela polícia de utilizá-la para qualquer outra finalidade que não para o consumo próprio. No filme, a escassez hídrica é mostrada não apenas como um problema causado pela privatização de um recurso essencial à vida, mas também como uma questão intimamente ligada à desigualdade racial e à disparidade de renda da sociedade Sul Africana.

Thank you for the Rain, narra a saga de Kisilu, um fazendeiro do Quénia que tenta heroicamente instruir a sua comunidade sobre técnicas sustentáveis de plantação em terras áridas. A persistência de Kisilu alcança a Conferência da ONU sobre as mudanças climáticas, em Paris, 2015, quando tem a oportunidade de consciencializar os líderes mundiais sobre a fragilidade de comunidades rurais como a sua, as maiores afetadas pelas mudanças climáticas produzidas pelo dióxido de carbono emitido para a atmosfera por países industrializados.

 

Scenes from a Dry City

Simon Wood and Francois Verster
África do Sul , 2018, 12’
Competição documentário
Estreia portuguesa

 

Thank you for the Rain

Julia Dahr
Reino Unido, 2018, 87’
Documentário Programação Oficial
Estreia portuguesa