Esta sessão traz um tema debatido anteriormente no festival, porém, ainda, da maior atualidade: a gentrificação e a turistificação das cidades portuguesas. Os filmes nesta sessão especulam a relação entre a gentrificação e a turistificação num ano em que Portugal é eleito, mais uma vez, um dos principais destinos turísticos do mundo, o mesmo ano em que o impacto social do turismo já preocupa ao ponto de se tornar pauta de debates institucionais. Enquanto isso, nos últimos dois anos, as rendas em Lisboa e Porto batem recordes e alcançam patamares insuportáveis para os portugueses.

No filme Allis Ubbo, por exemplo, não apenas os andaimes das obras compõem a paisagem gentrificada de Lisboa, mas também os colossais transatlânticos que aportam no terminal de Santa Apolónia despejando centenas de turistas na cidade. Todo o percurso de obviedades turísticas tem início a partir do porto, de onde os turistas trazem consigo o desejo de “consumir a cidade”.  

Exist non-exist, filmado também em Lisboa, mostra o processo de exclusão de populações locais para a valorização do território urbano. O filme captura a violência dos tratores em curso maciço de demolição das casas antigas, narrando o dia-a-dia triste das pessoas que são expulsas e de outras resistindo à saída no meio dos escombros. O filme mostra principalmente como a valorização do solo se dá geralmente em detrimento do investimento em habitação social.

On Familiar Waters lança um olhar poético e reflexivo sobre a relação, gerativa e também destrutiva, da água (do mar) com a cidade, os seus edifícios, casas e apartamentos. A água é tratada como uma força elementar da natureza que tem grande regência sobre as nossas vidas, sendo tratada no filme como elemento que desperta a perceção sobre as metamorfoses imparáveis pelas quais toda cidade passa.

On Familiar Waters  

Rita Mahfouz
Líbano, 2018, 8’
Competição Novos Talentos
Portuguese Premiere

Exist, non-exist

Karoliina Gröndahl
Portugal, 2018, 11’
Competição Novos Talentos 

Alis Ubbo

Paulo Abreu
Portugal, 2018, 63’
Competição Experimental