Apresentação e Q&A com David Koezen (Space & Matter)

Agricultura urbana ascendente

Esta sessão foca-se na agricultura urbana como oferta de alimentação do futuro. Primeiro, com um documentário que define vividamente questões e iniciativas globais; depois, com uma apresentação de contribuições arquitetónicas concretas e orientadas para o futuro pelo escritório de Amsterdão Space & Matter.

Em 2040, espera-se que 9 bilhões de pessoas vivam na Terra – a maioria habitantes da cidade. Como podemos receber alimentos frescos, sustentáveis, saborosos e seguros? Como aproximar produção e consumo e evitar desperdícios? Um número crescente de agricultores urbanos em todos os cantos do mundo (Estados Unidos, Suécia, Singapura) procura respostas para estas questões. Isso supõe pensar a agricultura de uma nova maneira: como algo que não é natural, mas conscientemente concebido, implementado e controlado por seres humanos. E por que isso não seria possível num ambiente urbano? A Holanda é pioneira na agricultura intensiva, o que a torna o segundo maior exportador agrícola do mundo. A tecnologia ultramoderna do país, décadas de experiência e especialização, bem como pesquisas inovadoras de universidades e empresas atraem inúmeras pessoas interessadas que desejam implementar algo semelhante no seu país de origem. O documentário “The Rise of Vertical Farming” fornece uma visão acessível e tangível das questões e desenvolvimentos atuais.

David Koezen, arquiteto sénior da Space & Matter, apresenta a transformação da antiga fábrica da Philips em Haia na maior fazenda aquapónica da Europa: um sistema circular onde os excrementos de animais aquáticos na aquicultura são usados como alimento para plantas em hidroponia. Com este projeto (Urban Farmers), Koezen ilustra a abordagem orientada para o futuro do Space & Matter, que também está perfeitamente refletida no projeto Schoonschip: uma área residencial única – flutuante, sustentável, circular e iniciada por um grupo de entusiastas com um sonho partilhado. As casas foram projetadas individualmente; o bairro é organizado coletivamente de uma maneira muito inovadora.

David Koezen é arquiteto sénior do atelier de arquitetura Space & Matter, com sede em Amsterdão, que não apenas projeta prédios, mas também cria estratégias de desenvolvimento urbano, cria plataformas on-line e até inicia novos empreendimentos comerciais. Tudo sempre focado em melhorar o ambiente construído e promover uma sociedade coesa. O atelier acredita firmemente que as abordagens de design inteligente podem acionar inovações e contribuir para melhorias financeiras, ambientais e sociais. Um projeto anterior da Space & Matter já foi apresentado no Arquiteturas Film Festival em 2016 no documentário ‘Urban Tides’ (NL 2015, Simone Eleveld, 38 min): Space & Matter transformou o abandonado e poluído estaleiro De Ceuvel num distrito criativo super sustentável.

The Rise of Vertical Farming

Geert Rozinga
Holanda , 2017, 47
Documentário Programa Oficial

O nosso sistema alimentar está atualmente organizado de forma muito ineficiente. A nossa comida viaja por muitos quilómetros, usa uma quantidade excessiva de água, é desperdiçada numa tremenda escala e também contamina o ambiente. E ainda, os 7 bilhões de habitantes do planeta Terra – que vivem principalmente em grandes cidades – devem ser alimentados. Na tentativa de alcançar este objetivo de maneira sustentável, a produção de alimentos deve, em sua maior parte, ser integrada à infraestrutura urbana. As planícies de alimentos e a agricultura urbana são alternativas importantes com este foco.