Apresentação e Q&A com Ninja Zurheide (bureau SLA)

Invenções de auto-construção

Os inventores são aventureiros com uma visão. Na arquitetura e no planeamento urbano, inventam e realizam conceitos inovadores de vida, trabalho e recreação. A sessão “Invenções de autoconstrução” centra-se neste espírito pioneiro: num lugar (Almere) e com um atelier (bureau SLA) que chegou ao seu dispositivo.

Almere é uma das duas principais cidades da Flevoland, uma província de 1400 km2 que os holandeses conquistaram do mar. Desde a sua génese na década de 1970, Almere é um laboratório de inovações em arquitetura e planeamento. Um fenómeno recente é a autoconstrução, onde os residentes podem (ajudam a) projetar as suas casas e às vezes também as constroem. Isto é o tema do documentário Construa a sua Própria Casa.

Ninja Zurheide, designer de arquitetura do Bureau SLA, falará sobre os recentes desenvolvimentos em Oosterwold, uma das áreas mais novas de Almere: um bairro (co-) criado por moradores, com muita atenção para o verde público e a agricultura urbana. Juntamente com o ZakenMaker, Bureau SLA realizou duas séries de nove residências de 160 m2 cada, uma espécie de “concha arquitetónica” na qual os residentes eram livres para determinar o layout interno. Uma terceira série ainda está a ser realizada. “Co-living Oosterwold” significa mais do que a habitual autoconstrução: neste exemplo de “co-operative private commissioning” (CPO), os residentes construíram colaborativamente. Com um orçamento limitado, eles conseguiram transformar um campo de batata numa comunidade residencial dinâmica que oferece espaço suficiente para diferenças mútuas. Zurheide apresentará este conceito orientado para o futuro, mas também outros projetos com os quais o Bureau SLA procura respostas para as perguntas: Como projetar, numa cidade compacta, habitação social sustentável para grupos de usuários diversos e em mudança? Como arquiteto ou urbanista, como contribuir para a transição energética com edifícios atraentes e fáceis de usar?

Ninja Zurheide é uma designer de arquitetura no Bureau SLA, fundado em 2002 por Peter van Assche em Amsterdão. O Bureau SLA é especializado em modelos circulares, materiais e energia sustentáveis, vida e trabalho inteligentes, bem como na otimização de gestão de resíduos. Bureau SLA dá forma a uma sociedade em rápida mutação. Com o método Projetar, Inventar e Construir fornecem respostas tangíveis sobre como queremos viver, trabalhar e relaxar, agora e no futuro. Não apenas inventam estratégias circulares no papel, mas também as constroem. Em suma, entendem a transição sustentável não apenas como uma teoria inovadora, mas como uma prática real.

Build Your Own House

Alexander Oey
Holanda The Netherlands, 2013, 49’
Documentário Programa Oficial
Portuguese Premiere

O setor de construção está novamente ativo. Desta vez não por gestores de projetos, mas por cidadãos que constroem as suas próprias casas. Um terreno privado, um auto-projeto ou uma casa completamente auto-construída. O fenómeno da “autoconstrução” está a tornar-se cada vez mais popular na Holanda. E isso traz uma reviravolta no setor: há mais colaboração e mais comunicação com futuros residentes. Construir “sob demanda” garante que o monopólio do gosto não volte a recair sobre os desenvolvedores de projetos e grandes empreiteiros: dessa forma, cada casa ganha sua própria história novamente. Oey discute esse desenvolvimento com profissionais envolvidos (um arquiteto, um político, um planeador, um empreiteiro e um desenvolvedor de projetos), mas acima de tudo com vários auto-construtores.