ISTANBUL INTERNATIONAL ARCHITECTURE AND URBAN FILMS FESTIVAL (Turquia)

Desde a sua criação em 1954, a Ordem dos Arquitectos de Istambul realiza uma ampla gama de eventos culturais focados no desenvolvimento da cultura arquitectónica, na preservação do património histórico e na melhoria da qualidade de vida. Com o objectivo de salientar estes esforços tem sido promovida, desde 2007, uma organização intitulada “Istanbul International Architecture and Urban Films Festival”. Esta organização trabalha no sentido de garantir a participação de toda a diversidade de disciplinas que estão interessadas nesta área, com ênfase na arquitetura.

O festival está programado no âmbito do “Architecture and Urban Festival”, realizado pelo ramo da Ordem de Arquitetos de Istambul, por ocasião do “Dia Mundial da Arquitetura”. Este dia é celebrado em massa por todo o mundo na primeira Segunda-feira do mês de Outubro.

O âmbito do festival abrange filmes realizados no tipo documentário e animação. Os filmes que tenham participado no festival da Turquia e no exterior, e que foram bem sucedidos na eliminação preliminar, são exibidos ao público e dá-se lugar a uma competição entre filmes. Além disso, a fim de incentivar o intercâmbio de ideias entre os participantes, várias conversas e actividades podem também decorrer ao longo do evento.

Este ano foram exibidos em Istambul sete filmes – como parte dos eventos anuais paralelos da Urban Dreams Works – premiados do Arquiteturas Film Festival Lisboa 2015. Para promover esta parceria e intercâmbio entre festivais e usufruir de uma maior visibilidade internacional o Istanbul International Architecture and Urban Films Festival escolheu quatro filmes para serem exibidos nesta quarta edição do festival em Lisboa no âmbito do tema Rehab Nation

Selma Erdem, Istanbul International Architecture and Urban Films Festival

 

han1

Han /Inn
Salientando a importância da protecção do património, Inn investiga com sucesso diversas questões de propriedade através da história de um edifício comercial, do século XVII, na Península Histórica de Istambul.

hey-neighbour

Komşu Komşu Huu! / Hey Neighbour!
Hey Neighbour! cativa o espectador com os seus personagens criativos associados ao conflito das lutas de classes sociais desencadeadas pela transformação urbana.

koro_filmdenk-2015-07-13-14-00-39

Koro / The Choir
The Choir é um símbolo de amizade que suplanta as diferenças culturais. Uma das mais antigas igrejas do mundo situ-ada numa província cosmopolita no Sudeste da Turquia, em Hatay, representa um verdadeiro exemplo de paz.

up-and-down-galata

Aşağı Yukarı Galata / Up and Down Galata
Uma antiga livraria no bairro Galata testemunhou as mudanças nos valores sócio-culturais que haviam sido representados por lugares. Estes lugares foram também os símbolos da diversidade cultural em Istambul. Este relato revela os factos históricos e incidentes que perturbam tais lugares, bem como os valores que partilham.

 


Up and Down Galata and Han
FÓRUM LISBOA
14/10/2016
21:30
Mais informações aqui)(
Komşu Komşu Huu! / Hey Neighbour! e Koro / The Choir
FÓRUM LISBOA
15/10/2016
17:00
Mais informações aqui)(