workshop-de-cinema

Disaster Movie
Eventos mórbidos como catástrofes são, naturalmente, intrinsecamente mediáticos: fiel ao lema jornalístico que só más notícias dão boas notícias, catástrofes naturais (terremotos, vulcões em erupção, inundações, etc.) e humanas (bombas atómicas, acidentes de carro, assassinatos, roubos, tumultos, etc.) geram audiências muito mais elevadas e maior cobertura do que qualquer outro assunto. Além disso, as catástrofes são eventos negativos imprevistos, que acontecem muito rapidamente e, portanto, não acomodam o aparecimento gradual de imagens. Há fotos antes e depois de uma catástrofe, mas o evento em si é indescritível.
Neste workshop, a mecânica da construção mediática e sua recepção será analisada a partir de um documentário e/ou através de uma perspectiva experimental. Lisboa sofreu um dos maiores desastres da história – o grande terremoto e tsunami de 1755 – embora poucos turistas estejam sequer cientes disso devido à distância temporal. Nele vamos discutir várias possibilidades de como abordar o assunto “filmar o desastre”. Cada participante é convidado a documentar/cobrir/experimentar com uma catástrofe. As imagens poderão ser encontradas “ao vivo” na cidade, em DVDs, recolhidas da internet ou através do meu próprio arquivo digital que vou abrir aos participantes. O objetivo é produzir pequenas peças que difiram dramaticamente da cobertura diária de calamidades dos media, a que estamos tão acostumados, tendo ao mesmo tempo dentro do grupo e durante esses quatro dias uma discussão engajada sobre a mediatização da catástrofe.
Christoph Draeger tem vindo a trabalhar em temas sobre desastres e destruição nos últimos vinte anos. Os seus projetos conceptuais tomam forma em instalação, vídeo e media baseados em fotografias, para explorar e criticar questões relacionadas com catástrofe e com a cultura saturada de media. Draeger recebeu o Prémio Nacional de Arte suíça em 1994. Em 1994 e 1995 foi premiado com a concessão Kiefer Hablitzel e em 2004 o Prémio Bessie da New York Performance Arts Association para melhor cenografia em Damnation Roat de Miguel Guettierez. na Kitchen, em Nova York. Desde 2015, Draeger é professor titular na Academia de Belas Artes Umeå, na Suécia. Vive e trabalha em Umeå e Nova York.

13 – 14 OUTUBRO | QUINTA – SEXTA | 9:00 – 17:00 – Filmagens e debate com os participantes
15 OUTUBRO | SÁBADO | 9:00 – 17:00 – Edição e debate com os participantes
16 OUTUBRO | DOMINGO | 14:00 – Apresentação dos resultados no Fórum Lisboa

Nº máximo participantes: 10
Inscrições: info@doyoumeanarchitecture.com até 10 de Outubro
Todos os participantes precisam de dispor do seu próprio equipamento (câmara e computador com programa de edição).

 

Patrocinado por:

suica_logo


Carregando mapa ....

Data/Horário:
13/10/2016 - 16/10/2016
00:00

Local:
FÓRUM LISBOA

Bilhetes: 40€