imagem-tese-vera

Arquitectura e Cinema: A vivência do espaço arquitectónico através do cinema

Vera de Matos Beltrão

 

A presente dissertação tem como objectivo estudar a influência do cinema no processo criativo da obra arquitectónica e o papel da arquitectura na leitura da obra cinematográfica. As relações abordadas estabelecem-se a partir dos conceitos comuns às duas formas de arte, inerentes à sua concretização.
Entre um alargado número de exemplos que ilustram a evolução de ambas as disciplinas ao longo do século XX, optou-se por estudar obras que, através dos seus conceitos, demonstrassem temáticas semelhantes. Deste modo, e a partir da obra de Le Corbusier, Vertov; Koolhaas, Antonioni; Nouvel e Wenders, propõe-se um estudo entre as duas formas de arte que, em primeiro lugar declare as suas possibilidades; em segundo, que coloque questões através da constatação de conjunturas e, em terceiro lugar, que proponha respostas de modo a promover modos de viver específicos.

 

05938dea162244b6ff3f16431bba97a56e3e1be2a5052fc0c4pimgpsh_fullsize_distr

A Influência do Cinema na Arquitectura Europeia: dos anos 10 aos anos 30 do Século XX
Susana Maria Tavares dos Santos Henriques

 

A presente investigação tem como objectivo estudar a influência do cinema europeu, na arquitectura europeia no início
do século XX, entre os anos 10 e 30. Inerente à sua própria condição, é indiscutível a relação da arquitectura com as
grandes revoluções do século XIX e início do século XX. Se por um lado, o início do século XX mostra a arquitectura
como uma arte consolidada sempre em expansão e evolução, por outro, mostra o cinema como uma arte emergente.

No sentido de focar a investigação procuraram-se obras de arquitectura que, durante a pesquisa, se elegeram como exemplos dessa influência. Villa Noailles, de Robert Mallet-Stevens, Villa Savoye, de Le Corbusier e Villa Müller, de Adolf Loos, foram eleitas como casos de estudo. Na análise in loco das obras arquitectónicas eleitas, estabeleceram-se relações com: o visionamento de filmes emblemáticos – relacionados directamente com as obras acima mencionadas –; leituras de obras bibliográficas de referência e de textos escritos por arquitectos da época – nomeadamente os arquitectos autores das obras acima referidas. É este olhar sobre a arquitectura e a influência do cinema que este estudo visa testemunhar

 

 


Carregando mapa ....

Data/Horário:
14/10/2016
18:00

Local:
FÓRUM LISBOA

Bilhetes: GRATUITO