eamesfilming1

Os Filmes de Charles and Ray Eames
110’

O ciclo Os Filmes de Charles e Ray Eames, composto por duas sessões, consiste numa oportunidade única para ver e debater algumas das mais singulares experiências dos Eames com as imagens em movimento – medium que o duo explorou como parte integrante do seu processo de design, usando-o não só como veículo para transmitir uma mensagem, mas também como ferramenta para a descoberta e desenvolvimento de novas ideias. O seu lema “Fazer o melhor, para a maioria, por menos” ainda hoje permanece incrivelmente pertinente.

A primeira sessão, às 19h00, consiste na projecção de alguns dos seus filmes mais emblemáticos, alguns deles raramente vistos, realizados entre as décadas de 1950 e 1970, e cujas temáticas variam desde as investigações dos Eames em torno da comunicação visual, aos seus estudos poéticos sobre rituais do quotidiano até às diversas comissões para grandes clientes corporativos.

A segunda sessão, às 21h00, desenrolar-se-á em torno de uma conversa visual entre Eames Demetrios (neto de Charles e Ray Eames, Director de Eames Office) e Eric Schuldenfrei (autor de The Films of Charles and Ray Eames: A Universal Sense of Expectation; Routledge, 2014), com moderação de Justin Jaeckle. Ilustrada por imagens e excertos de filmes, a conversa irá sobretudo explorar o uso pioneiro do filme no trabalho dos Eames como um meio para gerar e transmitir conhecimento, assim como o aproveitamento que fizeram dos media para promover as suas próprias visões sobre o habitar, a política e hollywood.

Com curadoria de Justin Jaeckle com Alexandra Areia, Os Filmes de Charles e Ray Eames resulta de uma colaboração entre Arquiteturas Film Festival, Cinemateca Portuguesa e MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Este ciclo é parte integrante do Arquiteturas Film Festival 2016 e do programa paralelo da exposição do MAAT, The World of Charles and Ray Eames.

A conversa e os filmes serão em inglês com legendas em português, algumas delas criadas especialmente para este ciclo, cortesia de Library of Congress e Eames Office. A realização deste ciclo não teria sido possível sem o apoio fundamental da Cinemateca Portuguesa, Library of Congress, Eames Office, e do patrocínio da FAMO Working Together – Office Furniture Solutions.

 


Os Filmes de Charles and Ray Eames I 110’
CINEMATECA PORTUGUESA
13/10/2016
19:00
More details (here)
 
Eventually Everything Connects
CINEMATECA PORTUGUESA
13/10/2016
21:30
More details (here)