2015 Arquiteturas Film Festival

4 OUT // DOMINGO // CINEMA CITY ALVALADE // 15h30


Vilanova Artigas: o Arquiteto e a Luz

Laura Artigas e Pedro Gorsky
2015 // Brasil // 94’
(Competição Lusofonia)
O documentário que remonta a trajetória do icónico arquiteto brasileiro João Batista Vilanova Artigas. Por meio das lembranças de familiares, amigos, alunos, imagens de arquivo e visitas a seis de suas principais obras, a história de vida de Artigas é contada.

Biografias

Laura Artigas – Diretora e Roteirista Jornalista formada pela PUC-SP, e roteirista pelo curso “Escribir Cine” (especialização ministrada pelo diretor Juan José Campanella, e a roteirista Aída Bortnik, ambos vencedores do Oscar®) e pela Oficina de Roteiro Cinema Três (conduzida pelo premiado diretor Pablo José Meza), ambos em Buenos Aires. Atua como roteirista e pesquisadora desde 2007, tendo colaborado com projetos para os canais GNT/ Globosat, Band, TNT e Discovery, além de criar roteiros para vídeos institucionais e desenvolve projetos de programas de televisão. O documentário “Vilanova Artigas – O arquiteto e a luz”, sobre o seu avô, é sua primeira empreitada como diretora de longa-metragem.

Pedro Gorski – Diretor
Diretor de documentários e programas de TV, já trabalhou para canais como A&E, GNT, TNT, Discovery Channel, Biography Channel, TV Cultura, TV Futura, entre outros. Como produtor executivo trabalhou para canais como MTV, Al Jazeera e Cartoon Network. Também dirigou filmes curta-metragem exibidos e premiados em diversos festivais.
“Vilanova Artigas – o arquiteto e a luz” é o seu primeiro longa metragem.

Ficha técnica:
Direção e Roteiro: Laura Artigas
Codireção: Pedro Gorski
Empresa produtora: Olé Produções
Produção executiva: Gal Buitoni
Produção: Gal Buitoni e Luiz Ferraz
Consultoria de Criação: Marcelo Machado
Montagem: Fernando Honesko
Direção de Fotografia: Zé Mario Fontoura
Direção de Arte: Ricardo Fernandes

UA-59421944-1