2015 Arquiteturas Film Festival

4 Setembro // Domingo // 17h00 // Bar do Fórum Lisboa

teses

O Futuro das cidades, as cidades do Futuro

Título: Que fazer quando tudo arde? Algumas cidades distópicas pós-11 de Setembro
Autor: José Duarte
Breve reflexão sobre o projecto de pós-doutoramento que dedica uma parte a visões alternativas da cidade no cinema, com particular incidência nas narrativas fílmicas pós-11 de Setembro como The Dark Knight Trilogy (2005-2012), ou Battle of L.A. (2011) ou Judge Dredd (2012).

José Duarte lecciona na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é investigador no CEAUL (Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa). O seu projecto de pós-doutoramento centra-se na representação cinematográfica do espaço urbano. É membro dos Mensageiros das Estrelas, um grupo dedicado ao estudo da FC e Fantasia.

Título: The only thing we have to fear is fear itself. Cidades distópicas e discursos de medo
Autor: Igor Furão
Breve reflexão sobre algumas cidades distópicas em que prevalecem os discursos de segurança e meios de controlo com recurso ao medo, com particular incidência em narrativas fílmicas de ficção científica em que a robótica e a inteligência artificial ocupam um lugar central, tais como I, Robot (2004), Minority Report (2002), ou Robocop (2014).

Igor Furão desenvolve um trabalho de investigação enquanto membro dos projectos Mensageiros das Estrelas e CILM – City and (In)security in Literature and Media. É licenciado em Línguas, Literaturas e Culturas, variante Artes e Culturas Comparadas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e detém um Mestrado em Estudos Comparatistas, pela mesma instituição. Os seus interesses de investigação abrangem os Estudos de Memória, Estudos das Emoções e Biopolítica.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *