2015 Arquiteturas Film Festival

4 de Outubro / Domingo /11h00

Visita guiada pela obra de Cassiano Branco, dirigida pelo arquiteto Paulo Tormenta Pinto, que terminará com conversa e projecção do filme “Cidade de Cassiano” (1991) de Edgar Pêra, no Hotel Britânia.

cassiano1

A arquitectura de Cassiano Branco será apresentada como resultado de um desejo de modernidade e cosmopolitismo. Os inúmeros prédios de rendimento, mandados construir em Lisboa por empreiteiros e investidores dos anos de 1930, não são mais que uma oportunidade de criação um décor de vida moderna veloz e efémera, um cenário vibrante, que eleva os utilizadores à condição de figurantes de uma narrativa capaz de conjugar a identidade nacional com o espírito moderno.
A arquitectura do tempo de Cassiano foi tomando posturas de excesso, sobretudo depois da década de 1940, tentando aglutinar fragmentos díspares do passado. Em determinada altura não era mais que uma colagem, onde o sentido unitário e indissociável das concepções modernas daria lugar a uma arquitectura de composição de formas e elementos estereotipados de sentido historicista construídos por processos de sobreposição.

Produção de Andreia Bastos Silva e apoio de:  

heritage_britaniap

Ponto de encontro – Avenida Alvares Cabral, junto ao nº 44-48

Inscrições em info@doyoumeanarchitecture.com
Capacidade: 20 pessoas máx.
Preço p/pessoa – 7 Euros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *