2015 Arquiteturas Film Festival

28  de Setembro a 3 de Outubro


4 Outubro /Domingo / 11h30 / Fórum Lisboa — Apresentação dos Resultados

workshop_cinema

Histórias Projectadas
Catarina Mourão + Susana Oliveira

A narrativa organiza a experiência do mundo desde que se começa a falar até morrer. A capacidade de transformar as nossas vidas, a variedade de toda e cada experiência numa história, num todo compreensível, pode ser descrita como a realização de uma “síntese do heterogéneo”. Isto é válido para todos os processos criativos, como a escrita, a música, a fotografia, os contos-de-fadas, os jogos, o cinema e também para a arquitetura.
O significado de um espaço construído não pode ser reduzido à sua forma ou estrutura, à sua estética ou função, à atmosfera ou sensação que evoca. Embora cada um destes aspectos seja importante, nenhum comunica completamente a identidade e sentido de um edifício.
A arquitetura começa por ser a busca de abrigo e conforto; aqui pretende-se acrescentar significados e subjectividade à experiência de lugares construídos que, por força do tempo, do acidente ou do desinteresse, foram despojados desse sentido primeiro. Para lá da sua dimensão ornamental, a narrativa força-nos a aprofundar as realidades essenciais de edifícios e lugares, imaginando e projectando novas histórias que lhe conferem um renovado significado.

Sinopse:
Realização, individual ou em grupo, de um objecto audiovisual (video, diaporama, ensaio visual), com a duração máxima de 10 minutos, que resulta da construção de uma história imaginada a partir de um dos edifícios/lugares abandonados visitados. Os ambientes/histórias produzidos são entendidos como exercícios do edifício futuro ou guiões para possíveis leituras. A história projectada deve ir além de um futuro previsível, mais incerto e especulativo com base na experiência da visita.

Metodologia:
– apresentação e discussão de temas e histórias;
– visionamento de filmes;
– trabalho de campo: répèrage de lugares e edifícios;
– critica participada dos projectos;
– diferentes abordagens cinematográficas e a sua relação com o espaço e o projecto apresentado;
– familiarização as ferramentas técnicas a utilizar: câmara, som e montagem;
– apresentação e discussão final, no âmbito do festival, dos objectos realizados

Nº máximo participantes: 12
Preço p/ pessoa:
25 €
Candidaturas para (email) com CV resumido
Pré-requisitos:
câmara (video, fotográfica, smartphone, ou outra) e/ou computador portátil com aplicação de montagem (Final Cut ou Adobe Première)

Duração: 12h de contacto divididas em 3 x módulos 4h
Os horários do workshop são:

Segunda – das 9h00 às 13h, Fórum Lisboa
Quarta – das 9h00 às 13h, Fórum Lisboa
Sábado – 9h00 às 13h, Fórum Lisboa
Domingo – 11h30 Apresentação dos resultados na sala de cinema do Fórum Lisboa
Horas totais de trabalho: 48h
Inscrições em info@doyoumeanarchitecture.com

UA-59421944-1