2014 Arquiteturas Film Festival

ESTREIA ABSOLUTA EM PORTUGAL

24 DE SETEMBRO, 20h30

CATHEDRALS OF CULTURE – 3D, (2014), 145m
Wim Wenders, Michael Glawogger, Michael Madsen, Robert Redford, Margreth Olin and Karim Ainouz

“Se os edifícios pudessem falar, o que diriam sobre nós?” Cathedrals of Culture, uma coleção de 6 filmes estreados este ano no Festival Internacional de Berlim, “oferece seis respostas surpreendentes para esta questão”. O projeto, filmado inteiramente em 3D, permite que “seis edifícios emblemáticos e muito diferentes falem por si, examinando a vida humana a partir da perspectiva de uma estrutura feita pelo homem”. Os edifícios “são manifestações materiais do pensamento e da ação humana: a Filarmónica de Berlim, um ícone da modernidade; a Biblioteca Nacional da Rússia, um reino de pensamentos; Halden Prison, a prisão mais humana do mundo; o Instituto Salk, um mosteiro científico na costa da Califórnia; a Oslo Opera House, uma simbiose futurista da arte e da vida; e o Centro Pompidou, uma máquina de cultura moderna. “Como é que cada um desses ícones refletem a nossa cultura e acolhem a nossa memória colectiva?
Seis cineastas aclamados trazem o seu próprio estilo visual e abordagem artísticas para o projeto, com seis edifícios únicos:


A Filarmónica de Berlim de WIM WENDERS

No filme A Filarmónica de Berlim de Wim Wenders, o espectador passa a conhecer o edifício através dos olhos e dos ouvidos dos seus ocupantes, cada um dos quais, com uma profunda ligação ao espaço.

CoC_Glawogger_Library
A Biblioteca Nacional da Rússia de MICHAEL GLAWOGGER

Na Biblioteca Nacional da Rússia, Michael Glawogger permite que o edifício fale através de excertos seleccionados a partir dos seus melhores exemplares literários – poderosos alertas da beleza efémera dos livros, dos seus abrigos, e dos seus protetores humanos.

Screen Shot 2014-08-23 at 12.29.30 PM
A Prisão de Halden de MICHAEL MADSEN

A prisão de Halden, de Michael Madsen, demonstra o paradoxo de um edifício que se destina a conter e punir os condenados perigosos, mas que tem janelas sem grades, vista panorâmica da natureza de tirar o fôlego, e que oferece aos seus habitantes uma imitação única da “vida normal”.

CoC_Redford_Salk Institute

O Instituto Salk de ROBERT REDFORD

“O edifício em si é muito euclidiano, é muito geométrico”, explica Robert Redford. “Eu queria experimentar isto, porque a experiência em 3D pode ajudar a realçar a romantizar estes ângulos.” Acompanhado pela a música de Moby, o filme incita a uma conversa mais ampla sobre as qualidades existenciais de um espaço – pode um edifício influenciar e inspirar aqueles que trabalham dentro das suas paredes?

CoC_Olin_Opera
A Ópera de Oslo de MARGRETH OLIN

Realizado por Margreth Olin, o filme documenta os milhares de pés que cruzam diariamente o telhado do edifício branco de neve e as centenas de profissionais que se situam em baixo.

CoC_Ainouz_Centre Pompidou
Centro Pompidou
 de KARIM AÏNOUZ

Arquitetonicamente, esta meca da cultura futurista, projetada por Renzo Piano e Richard Rogers em 1977, tem uma grande afinidade com o 3D: transparência, volumes coloridos independentes e uma estrutura exposta que dá aos espectadores a sensação de flutuar através do corpo do edifício.

O filme terá uma pausa de 30 minutos às 22h para uma pequena ceia com bebida.

Local: Cinema City Alvalade, Sala3
Bilhetes: 6 Euros