2014 Arquiteturas Film Festival

INTERSEÇÕES

Conversas informais com curadoria de Alexandra Areia

#1
25 de Setembro 21:00
ÁLVARO DOMINGUES e DIOGO SEIXAS LOPES

A_RUA_DA_ESTRADA_02Em 1976, o realizador Fernando Lopes filmou uma visita à sua terra de origem para perceber como a sua mãe havia vivido o 25 de Abril. Dessa visita resultou o filme “Nós por cá tudo bem”. Passado 20 anos, em 1996, regressou novamente à Várzea dos Amarelos com o filme “Se Deus Quiser…”. Desta vez, em lugar de registar a tradicional matança do porco, testemunhou o “triunfo dos porcos normalizados” — é o tempo da adesão à Europa e do aparecimento na aldeia dos primeiros supermercados e snack-bares. Em 2012, o livro “Rua da Estrada” do geógrafo Álvaro Domingues passou para o cinema sob o olhar da realizadora Graça Castanheira.

Álvaro Domingues e o arquitecto Diogo Seixas Lopes, que participou em “Se Deus Quiser…” como assistente de realização, serão os protagonistas desta conversa cujo tema será o território português e algumas das suas  transformações que estes filmes tão brilhantemente captaram.

#
26 de Setembro 21:00
RODRIGO AREIAS e JORGE FIGUEIRA

1960_4

Em 1960, Fernando Távora deu uma volta ao mundo numa viagem que passou pelos Estados Unidos, México, Tóquio, Egipto, entre outros destinos. “1960” é um road-movie realizado por Rodrigo Areias, onde se revisitaram os lugares por onde o arquitecto havia passado meio século antes, sempre acompanhados por algumas das reflexões que Távora foi registando no seu “Diário de Bordo”.

Nesta conversa entre o realizador Rodrigo Areias e o arquitecto Jorge Figueira serão explorados alguns temas arquitectónicos suscitados no decorrer desta viagem e procurar-se-á também perceber de que forma o cinema de “1960” contribuiu para melhor os comunicar.

#
27 de Setembro 21:00
EDGAR PÊRA e NUNO GRANDE

sagrado

O realizador Edgar Pêra e o arquitecto Nuno Grande serão os protagonistas desta conversa que decorrerá em torno do acto de filmar arquitectura. Juntos trabalharam no filme “Arquitectura de Peso”, realizado por Edgar Pêra em 2007 e que resultou de uma proposta de Nuno Grande e Jorge Figueira para integrar a exposição “Europa, Arquitectura Portuguesa em Emissão”.

“Arquitectura de Peso” lançará o mote desta conversa que poderá passar também por outros filmes de arquitectura realizados por Edgar Pêra, como “A Cidade de Cassiano” e “Stadium”, tal como pela própria participação do arquitecto Nuno Grande em diversas produções audiovisuais sobre arquitectura, como o programa de televisão “A Casa e a Cidade” ou mais recentemente a realização do seu filme “Sagrado”.

Local: Film Set Room – Cinema City Alvalade
Entrada livre